Mídia social disponibiliza na internet acervo de 82 mil imagens, que retratam a diversidade da arquitetura brasileira THIAGO MINAMI Especial para a Agência USP A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP deverá inaugurar ainda neste mês de março uma versão-teste do Arquigrafia (www.arquigrafia.org.br), uma rede social na internet em que usuários poderão compartilhar imagens fotográficas e comentários relacionados à arquitetura brasileira. O projeto reúne um acervo com mais de 82 mil imagens. As fotos começaram a ser reunidas nos anos 1960, quando alunos e professores da FAU empreenderam uma grande ação coletiva para a doação de fotografias de arquitetura. Por meio da internet, o projeto quer ajuda da população para ampliar esse acervo e conhecer melhor a diversidade da arquitetura brasileira. É possível também avaliar o conteúdo compartilhado com base em aspectos plásticos e espaciais, além de realizar buscas com palavras-chave. “A princípio serão só fotos, mas a ideia é trabalhar também com desenhos e vídeos no futuro”, diz o professor Artur Rozestraten, da FAU. Também coordenam o projeto os pesquisadores Maria Laura Martinez, da Escola de Comunicações e Artes (ECA), Marco Aurélio Gerosa e Fabio Kon, ambos do Instituto de Matemática e Estatística (IME), todos da USP.
Difusão – O objetivo principal é contribuir para o estudo, a docência, a pesquisa e a difusão da cultura arquitetônica e urbanística, ao promover interações colaborativas entre pessoas e instituições. Neste momento a equipe realiza a integração gradual dos cerca de 37 mil slides do acervo do Setor Audiovisual da Biblioteca da FAU, catalogando as imagens uma por uma, com o apoio de Dina Uliana, diretora da Biblioteca da FAU, e Eliana de Azevedo Marques, bibliotecária responsável pelo setor. “Uma das inovações é unir o acervo institucional ao criado pelos usuários”, diz Rozestraten. Com tais características, o Arquigrafia será o primeiro ambiente colaborativo na Web concentrado especificamente em imagens de arquitetura e espaços urbanos brasileiros. O projeto conta com o apoio da Fapesp e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, e recebeu o primeiro prêmio na categoria Tecnologias Sociais Aplicadas e Humanas da Agência Inovação USP em novembro de 2011.
O Groupware Workbench oferece um conjunto de ferramentas para a construção de sistemas colaborativos na internet. Um dos diferenciais em relação a outros no mercado é a utilização de dispositivos que favorecem a coleta de informações de inteligência coletiva para uso em pesquisas científicas na área. Após receber um treinamento mínimo, programadores podem desenvolver seus próprios componentes e agregá-los ao pacote básico. É como se fosse possível entrar no sistema de um site do tipo YouTube, para compartilhamento de vídeos, e acrescentar funções extras como “dê uma nota de 0 a 10 para o vídeo”. Link da notícia original: http://espaber.uspnet.usp.br/jorusp/?p=21101 |
Novidades >